Projeto Arte Educação

O projeto envolve os alunos dos 2º, 3º e 4º anos e as apresentações, que acontecem em outubro nos teatros dos colégios, são muito aguardadas pelos alunos e seus familiares.

As várias vertentes da Arte são ferramentas utilizadas na educação para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que auxiliam os alunos a alcançarem níveis mais plenos de interação social e domínio de conteúdos pedagógicos. Por isso os Colégios Vicentinos desenvolvem o Projeto Arte-Educação, onde alunos dos 2º, 3º e 4º anos trabalham um autor e sua obra literária durante o ano letivo, estudando sua biografia e obra, e preparando uma apresentação que envolve teatro, música e dança.

Vamos conhecer um pouco dos autores trabalhados e suas obras.

Sítio do Pica-Pau Amarelo apresentado pelos 2º anos

As aventuras vividas no sítio mais querido do Brasil foram escritas por José Bento Renato Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18/04/1882 em Taubaté no estado de São Paulo. Monteiro Lobato, além de escritor, foi tradutor, jornalista, romancista, editor, crítico de arte e advogado.  Suas principais obras infantis foram o Sítio do Pica-Pau Amarelo, Reinações de Narizinho, O saci, A chave do tamanho, Histórias de Tia Nastácia, Memórias da Emília, As caçadas de Pedrinho, O Marquês de Rabicó, entre outras.

Monteiro Lobato criou personagens interessantes  como:

• a boneca de pano chamada Emília, que possui vida própria, é muito irreverente e causa muita confusão.
  • o Visconde de Sabugosa, boneco feito com sabugo de milho muito sábio mas covarde e atrapalhado. Vive na biblioteca.
  • Dona Benta, uma avó simpática e muito bondosa, dona do sítio e que adora contar histórias para os netos.
  • Narizinho, uma menina doce e de nariz arrebitado. Seu nome é Lúcia.
  • Pedrinho, um menino aventureiro, curioso e muito corajoso.
  • Tia Nastácia, uma cozinheira que faz quitutes deliciosos e é amada por todos, mas muito medrosa.

ebiografia.com/monteiro_lobato

www.brasilescola.uol.com.br

www.sitio.pmvs.pt

www.wikipedia.org

Repórteres:

Alice A. Fernandes, Laíse F. Ogawa, Maria Luisa C. D. Silva, Enzo V. Manzano, João Vitor L. da Silva, Pedro V. Mendonça, Alícia V. M. P. Gáudio, Bernardo L. Pacheco, Gustavo S. Bicalho, Isabella N. Vilar, Julia S. B. de Souza, Manuela R. Passavanti

A Arca de Noé apresentado pelos 3º anos

O livro infantil A Arca de Noé  traz  os poemas  escritos por Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, e que compõem uma das mais conhecidas coletâneas de músicas infantis que leva o mesmo nome.   Nascido em 19/10/1913 no Rio de Janeiro, Vinicius de Moraes foi diplomata, poeta, dramaturgo, jornalista, cantor e compositor. Seus mais conhecidos poemas infantis que se tornaram músicas foram:  O relógio, A casa, O leão, O pato, O elefantinho, As borboletas, A foca, O gato, As abelhas, O peru,  entre outros.

www.bndigital.bn.gov.br

www.wikipedia.org

Repórteres:

Bruna A. da Cunha, Letícia Q. Pinto, Valentina M.  Geronimo, Felipe D. Marques, Lucca A. Schultz, Vitório B. Berio, Angelo N. F. Ogawa, Erick J. K. Uehara, Heloísa B. Carvalho, Ivy N. Uehara, Lorenzo F. F. Assam

O Menino Maluquinho apresentado pelos 4º anos

As histórias desse menino muito maluquinho foram criadas por Ziraldo Alves Pinto. Nascido em 24/10/1932 em Caratinga no interior de Minas Gerais, Ziraldo já foi cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor, dramaturgo e cartunista. Entre suas obras infantis destacam-se A Turma do Pererê, O Bichinho da Maçã, Flicts, Os Dez Amigos, O menino da Lua, Chapeuzinho Amarelo, Os Saltimbancos, O joelho Juvenal, O Planeta Lilás, Uma professora muito maluquinha, Diário da Julieta,entre outros. Porém seu personagem mais conhecido é o Menino Maluquinho, um típico menino de 10 anos, agitado e criativo que adora fazer maluquices e causar as maiores confusões. Adora usar uma panela na cabeça e o paletó azul do seu pai.

pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo

e.biografia.com/Ziraldo

Repórteres:

Heloisa M. Geronimo, Maria Clara F. Mattila, Sophia T. Garcia, Guilherme V. S. Pires, José Antonio S. Rico, Nicolas A. S. Granja, Pietro  T. P. L. Fiorante, Arthur B. Her, Guilherme  Palma, Henrique R. dos Santos , Mariana K. A. Lopes, Sofia V. B. Berio