Marcio Rossi - Professor e educador físico da Rede Vicentina
Coronavírus, a pandemia nos impôs uma nova rotina: ficar em casa. Com essa nova dinâmica, de isolamento físico e social, o que podemos fazer para nos manter ativos?
Precisamos ter consciência da importância de cuidarmos do nosso corpo, buscando uma alimentação equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente, independente das dificuldades impostas nesse novo contexto.
A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana. Estes 30 minutos podem ser feitos de forma acumulativa, espaçados durante o dia. Além disso, é importante observar algumas situações que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, sobretudo agora.
Assim, a cada intervalo de aula on-line, ou após uma hora em frente ao computador, procure se levantar para beber água, fazer uma breve caminhada e se manter em pé por aproximadamente 5 minutos. Nosso corpo funciona melhor com hábitos e uma forma mais fácil de incluirmos hábitos novos seria ligando-os a aqueles já existentes.
Antes de tomar banho adicione uma série de alguns exercícios de sua preferência, como agachamentos, flexões, ou polichinelos. Faça uma corrida estacionária ou simule uma pulada de corda antes das refeições. Escolher uma atividade que dê prazer e que você goste de praticar (procure sempre um profissional de Educação Física) pode ser gratificante além de saudável. Inclua sua opção inicialmente com 5 minutos diários e acrescente um pouco mais de tempo a cada semana. O importante é a regularidade da atividade física, o que conta é o movimento.
Comece sempre com exercícios simples e de baixa intensidade e não esqueça de consultar um médico antes.
Estamos vivendo um momento atípico e é imprescindível cuidarmos da nossa saúde física e mental, portanto, mantenha-se sempre em movimento!!