Colégios Vicentinos

Horta e seus sabores

Os alunos do nível I A do Colégio São Vicente de Paulo - Penha tiveram a oportunidade de montar uma horta.

                Adubaram a terra deixando-a pronta para plantação de alface e rúcula, participaram de todas as etapas: plantação, cuidados e colheita,               tendo como experiência a vivência de todo o processo de crescimento, assim como também entenderam o ciclo que algumas hortaliças que não chegaram até a colheita, puderam entender que no processo pode ocorrer da muda que foi plantada não germinar, faltar água ou ter água em excesso, podendo também conter fungos ou insetos que fazem com que elas não se desenvolvam.

                A horta possibilita vivências de planejamento, cuidado, frustrações, respeito e trabalho em equipe, favorecendo o desenvolvimento de novas habilidades, conscientiza sobre o cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos alimentares. 

                 O aprendizado sobre nutrição traz mudanças nos hábitos alimentares das crianças e isso acaba influenciando as famílias dessas crianças que levam esse aprendizado para dentro de casa. Trabalhamos também com as competências socioemocionais no projeto horta, tiveram que saber lidar com os sentimentos: Alegria (Adubar a terra); Frustrações (nem tudo que plantou conseguiu colher); Tristeza (alguns amigos ficaram tristes quando algumas mudas não sobreviveram); Empatia ( se colocar no lugar do outro em todos os processos do plantio e colheita); Felicidade (fazer a colheita das plantações e poder levar para casa, compartilhar e comer com a família aquilo que plantou).

                    Todos colocaram as mãos na terra, plantaram, cuidaram das hortaliças com muita atenção e responsabilidade, após a colheita levaram para casa e puderam explicar para a família todo o processo que fizeram, além da oportunidade de comer algo que plantaram.

                    A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações incentiva a criança a prestar atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Aprendendo a cultivar a horta estimulamos nas crianças o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde.

O que é uma horta?

É um local em que são cultivados legumes e hortaliças, nela também podem plantar-se temperos e ervas medicinais.

 

O que são hortaliças?

Legumes e verduras são termos utilizados para designar produtos nutricionais, agrícolas e culinários que se referem a plantas ou partes destas, geralmente consumidas por humanos como alimento. A produção familiar ou em pequena escala de hortaliças é feita em hortas.

 

Qual objetivo de uma horta?

A horta permite introduzir aos estudantes no mundo da agricultura, já que, em geral, a maioria não sabe de onde vêm os alimentos, como são cultivados, a importância do solo, da água e da economia a eles relacionados.

Qual é a função das hortaliças?

As hortaliças, além de fornecer nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, ainda auxiliam na hidratação. Por sua vez, o baixo consumo pode ocasionar carências nutricionais, fragilizando-o e tornando-o mais suscetível a doenças.

 

Quais são os alimentos de hortaliças?

As verduras e também os legumes. As verduras são as hortaliças cujas partes comestíveis são as folhas, flores, botões ou hastes. Por exemplo: acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão.

Alguns benefícios de ter uma horta:

Proporciona uma alimentação mais saudável.

Funciona como terapia para a mente.

Colabora para a educação alimentar.

  Ajuda a economizar.

Segurança sobre o que comemos.

 Exercício físico.

Educação ambiental.

 Sentido de comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima