DICAS DE RECEITAS – Seu filho come mal? Aprenda a fazer as crianças e adolescentes se alimentarem bem.

Alimentação saudável: mitos e verdades

Texto produzido pelos alunos do 7º ano B

Os alimentos saudáveis são aqueles que oferecem os nutrientes necessários para o nosso organismo. Porém não é saudável comer de forma exagerada qualquer alimento, pois tudo em excesso pode fazer mal.

Existem alguns mitos e verdades em torno desse tema. Por exemplo, as frutas são ótimos alimentos saudáveis, pois apresentam carboidratos e vitaminas essenciais, porém em grande quantidade pode trazer problemas para uma pessoa diabética pelo excesso de glicose. Em contrapartida, muitas vezes os carboidratos são considerados grandes vilões na alimentação para quem quer emagrecer, mas na verdade são alimentos essenciais para a geração de energia no corpo. Cortá-los é um grande erro. As gorduras, muitas vezes consideradas o maior problema da nossa alimentação, também são importantes para a produção de hormônios e para a estrutura das células.

De fato, todos os alimentos são importantes, porém existem quantidades adequadas para o seu biotipo e hábitos de vida. É necessário procurar um nutricionista para avaliar cada caso e indicar uma dieta equilibrada e saudável para cada pessoa. Fuja das dietas milagrosas! Atividade física e dieta balanceada são os melhores remédios para se ter saúde.

Alunos: Alice Sanchez, Beatriz Vilibor Breda, Caio Schenatto, Gabriel Beites, Guilherme Brandolin, Guilherme Costa, Guilherme Azi, Isabela Vilibor Breda, Lorena Quaglio, Murilo Tanganelli, Pedro Luís e Pietra Marim.

Orientação: Professor Jonathan Fonseca