SAÚDE – Saúde pública atende as suas funções?

A Situação da Saúde Pública no Brasil: um retrato em 2022

Texto produzido pelos alunos do 8º ano C

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma grande conquista da população brasileira, sendo reconhecido como um dos maiores do mundo e usado como modelo em muitos outros países. O SUS traz a saúde para todas as classes sociais, disponibiliza consultas, cirurgias, prevenção de doenças, contraceptivos, vacinas, medicamentos e quimioterapia de forma gratuita. Entretanto, a saúde pública no Brasil sofre desafios e apesar de funcional, não cumpre com todos os seus objetivos. Podemos citar uma pesquisa que comprova que 72% da população que procurou por atendimento em hospitais do SUS em 2019 (Cerca de 8,9 milhões de pessoas) permaneceu mais de 24 horas na espera, o que demonstra a falta de profissionais e o mau gerenciamento nas redes públicas. Outra pesquisa feita por uma startup que mostra que o Brasil possui 1 leito para cada 10 mil habitantes, cerca de 10 vezes menos do necessário divulgado pela ONU (Organização Mundial da Saúde), indicando falta de investimento específico em nossas políticas públicas.

Apesar de tudo isso, o Brasil se sai melhor do que muitas potências mundiais como EUA, Holanda e Suíça, por exemplo, que não possuem esse serviço de saúde pública universal e gratuito, sendo necessário ter um convênio privado nesses países para ter um atendimento adequado em situações médicas. Essa situação ficou muito clara durante a pandemia quando, apesar das dificuldades, nosso país ofereceu um atendimento melhor aos pacientes com COVID do que os EUA em que as pessoas eram internadas e saiam dos hospitais privados com valores exorbitantes a pagar após o tratamento.

Sendo assim, podemos concluir que o SUS poderia oferecer uma prestação de serviço de maior qualidade com o investimento público mais assertivo, mas ainda sim é melhor tê-lo precisando de ajustes do que haver apenas hospitais particulares dificultando o acesso a esse tipo de serviço.

Alunos: Gabriel Takeo, Letícia Scanhoela, Valentina Quintas, Felipe Melo, Rafael Rossi, Camila Pereira, Fábio Paz, Otávio Augusto Pelisari e João Beretta.

Orientação: Professor Jonathan Fonseca