Desmatamento e extinção de animais.

Os alunos do 4º ano D fizeram uma charge, a partir do tema Região Norte.

Para a realização deste projeto, demos início, conhecendo o que era uma charge. Os alunos fizeram pesquisas e alguns esboços de desenhos. Depois, já dividos em grupos, cada um teve sua função para que o trabalho fosse desenvolvido. Entre elas, o pesquisador, o desenhista, o ilustrador e o projetista.

Leonardo Cremasco Quesada - João Gabriel Carli Fernandes - Bruno Luis Brignani Rodrigues - Lucas Guson Badem
Maria Eduarda de Bonfueur Souza, Giovana Rastelli Tavares

Os alunos conseguiram compreender que a charge, na atualidade, é um instrumento bastante utilizado pelos meios de comunicação para mostrar formas de protesto e crítica aos problemas sociais. Perceberam que o chargista, com poucas palavras, ou mesmo sem palavras, permite, ao leitor, construir uma visão social da realidade, representando-a simbolicamente. No tema abordado, falamos sobre a triste realidade em que o homem, muitas vezes, tem destruído a natureza, pensando apenas em si e no dinheiro.

Os alunos, então, puderam aprimorar o conhecimento, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico, já que o gênero em questão expõe de forma crítica, humorística e sarcástica os mais diversos temas concernentes à sociedade.

Miguel Olivier Rocha Bandeira – Nicolas Carvalho Costalonga