Coordenadora e professora de Ensino Religioso da Rede Vicentina Juliana Scarelli
Tempos de dor e sofrimento são um convite à transformação, ao fortalecimento e à conversão. Uma pandemia mundial nos lembra nossa fragilidade e o rastro de morte, de medo e de paralisação social que esse pequeno ser acelular nos impõe é um duro golpe. Uma publicação do Our World in Data nos revelou que, em maio de 2021, 31% das mortes por Covid-19 no mundo ocorreram bem próximas a nós, na América Latina e no Caribe — onde vivem apenas 8,4% da população mundial. Diante dessa ameaça invisível, que já levou de nossa presença tantos entes queridos, fica na boca o amargo sabor da impotência. Percebemo-nos como verdadeiramente somos: finitos e pequenos.
Nessa perspectiva, abrem-se diante de nós caminhos de espiritualidade que devem nos conduzir ao encontro de Deus que é esperança, força e coragem. Em Coríntios 2, capítulo 12, versículo 10 somos lembrados de que é diante das fraquezas recebemos a oportunidade de nos tornarmos mais fortes e nesse mês de maio, mês dedicado às mães, somos convidados pelo Papa Francisco ao exercício simples da oração em família. O papa lembrou-nos em uma carta dirigida aos fiéis, que no mês de maio, o povo de Deus deve manifestar de forma intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria e convidou-nos a adaptar as grandes celebrações do terço, que sempre aconteceram coletivamente, a pequenos momentos de oração em família. Segundo ele, a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova que é pandemia.
Com ouvidos atentos ao convite do Papa, nosso pai espiritual, as irmãs vicentinas convidaram toda a comunidade a rezar, em honra a Maria, uma linda novena que aconteceu virtualmente entre os dias 06 e 14 de maio e para fechar esse mês de oração, realizaram no dia 29 uma linda coroação a Nossa Senhora que foi transmitida nas redes sociais dos colégios. Como família, toda a comunidade rezou pelos que sofrem, agradeceu pelos que se recuperaram e rogou a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que sejamos agraciados com dias melhores.
Continuemos firmes, irmãos e irmãos, unidos na oração e crentes de somos amparados pelas mãos cuidadoras da Virgem Maria. Rezar abranda o nosso coração diante de tanto sofrimento como nos recomenda o Papa Francisco.
Vídeos:
Campanha da Fraternidade – 2021
Colégio São Vicente de Paulo – Penha
Colégio JR Passalacqua
Crianças rezando Ave-Maria, para a Coroação de Nossa Senhora das Graças – Acontecimento no Lar, em 29 de maio.
Assista aos vídeos completos no youtube:
Coroação de Nossa Senhora
NOVENA EM HONRA A SANTA RITA:
1º Dia de Novena:
2º Dia de Novena:
3º Dia de Novena:
4º Dia de Novena:
5º Dia de Novena:
6º Dia de Novena:
7º Dia de Novena:
8º Dia de Novena:
9º Dia de Novena: