Colégios Vicentinos

A Arte em sala de aula.

Para compreender melhor o trabalho desenvolvido nos Colégios Vicentinos, os alunos dos 3º anos A e B entrevistaram a professora Danielle, que leciona Artes no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

Além desse trabalho, os alunos dos 3º anos também entrevistaram Pietro Rodrigues Tonetto (6º ano EF II), Lucca Shroelder Scovini e Maria Luísa Strabelli de Paula (2º ano do EM).
Leia a seguir a entrevista.

Pietro Rodrigues Tonetto

  •  Quais foram as principais mudanças, para você, na disciplina de Artes, quando chegou no Fundamental II?

As principais mudanças na disciplina de Artes quando chega no fundamental 2 são: Existe uma professora específica e especialista na matéria, o livro da disciplina e as novas atividades executadas.

  • Até agora, qual foi sua maior dificuldade nessa disciplina?

Até agora, minha maior dificuldade em Artes foi executar a pintura de um autorretrato em uma tela

  • Qual foi o projeto que você realizou que mais gostou?

O projeto que mais gostei foi o que citei anteriormente, pois mesmo que tenha sido o mais difícil, foi uma nova experiência e totalmente inovadora.

  • O que você espera do aprendizado que terá ao longo desse ano?

Espero que ao longo do ano eu continue aprendendo coisas novas, interessantes, inovadoras e curiosas.

  • Você considera as aulas de Artes prazerosas? Explique.

Sim, pois é uma aula que você aprende muito fatos interessantes e ao mesmo tempo não é uma aula chata, com certeza é uma aula prazerosa, com muitas técnicas para aprendermos.

Lucca Shroelder Scovini e Maria Luísa Strabelli de Paula

  • Quais foram as principais mudanças, para você, na disciplina de Artes, quando chegou ao Ensino Médio?

O fato de ser mais complexa e teórica, e não focar na área de desenhos e pinturas. Ocorre também o desenvolvimento em outras áreas da Arte, como o teatro, a música e a dança.

Entender que Arte não era apenas pintura ou algo que necessariamente tem de ficar exposto. Quando começamos as aulas, percebemos que vivíamos dentro de uma bolha, que não tínhamos ideia da riqueza que a Arte pode oferecer.

  • Qual foi o projeto que você realizou de que mais gostou?

Um musical que eu fiz em dupla, pelo fato de ter sido uma esquete de comédia e, ao mesmo tempo, uma crítica para pessoas que satirizam e discriminam pessoas do movimento LGBTQIA+. E um jogo sobre a minha ancestralidade familiar, com o qual tive a oportunidade de conhecer muito da minha família e ver sua origem.

Acredito que tenha sido um documentário no 9º ano, em que tivemos de contar a história da nossa família. Me deu a oportunidade de pesquisar a fundo todo o passado dos meu ancestrais para obter um conhecimento sobre as minhas origens.

  • O que você espera do aprendizado que terá ao longo deste ano?

Muitas atividades envolvendo música e desenhos com traços minimalistas, pois eu gosto muito desses traços. Trabalhar isso em sala de aula vai ser bastante prazeroso para mim.

  • Você considera as aulas de Arte prazerosas? Explique.

Com toda certeza! A arte nos relaxa, nos proporciona momentos de extrema diversão e aprendizado. Desenvolve nosso convívio social, ao mesmo tempo em que nos aprofundamos em nós mesmos. É uma experiência única!

Com essas entrevistas, os alunos dos 3º anos A e B aprenderam a importância da disciplina Arte durante a vida escolar e como ela contribui na formação pessoal e acadêmica de cada indivíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima