OS COSTUMES DA REGIÃO NORTE

No dia 11 de abril, os alunos do 4º ano C e a professora Mayara conversaram, via Google Meet, com Dafna Salette Barros de Carvalho, 27 anos, policial civil, e Maria Graciete Rodrigues do Amaral, 45 anos, professora doutora em uma Universidade Estadual e perita contadora no Ministério Público. Ambas as funções são desempenhadas no estado do Pará.
Elas são moradoras do munícipio de Redenção, com menos de 100 mil habitantes, localizado aproximadamente a 900 km da capital Belém.
Os assuntos abordados foram acerca dos costumes da Região Norte. Foi um tempo em que elas compartilharam suas vivências, despertando a curiosidade dos alunos com muitas perguntas às convidadas.

Confira nossa entrevista:

Entrevistadores: Alice Franco Leonardo, Laís Colepícolo, Lucas Pacheco Carrières, Maria Fernanda Cardoso Martins, Maria Luísa Rigoni Biazevic
1- Qual é a comida mais tradicional da região Norte?
Entrevistadas:
Dafna: Acho que não tem uma resposta correta. Acredito que a mais famosa é o açaí. Existem variedades de pratos típicos muito deliciosos, a maioria de origem indígena, como, por exemplo, tapioca, tacacá, pato no tucupi, maniçoba, bem como a maioria dos alimentos que têm por base a mandioca. Tem o cupuaçu também.
Graciete: Açaí, maniçoba, tacacá, vatapá paraense, pupunha, cajá, caruru, caranguejo, camarão.

Entrevistadores: Alícia Rebuci, Isabela Menezes Cardona, Lorena Balvedi Castro, Olívia Machado Pinto Cesar e Valentina Lyra Ceratti.
2- Você come muito açaí?
Entrevistadas:
Dafna: Sim! O paraense tem que gostar de açaí, do puro. Temos o costume de comer a comida acompanhada de açaí.
Graciete: Quando consigo trazer de Belém, sim, pois onde moro não tem açaí muito saboroso.

Entrevistadores: Beatriz De Marchi Franco, Bernardo Balvedi Castro, Ícaro Scapinelli Gomes, Lívia Stringari e Natália Chialvo Di Santo
3- Quais tradições são presentes na região Norte?
Entrevistadas:
Dafna: Uma tradição que é bem tradicional do Pará é o Círio de Nazaré.
Graciete: Carimbó (cultura indígena, com trajes coloridos), Siriá (dança de amor e sedução), Lundu Marajoara (dança sensual e de equilíbrio), Marujada (dança dos negros escravizados, cuja característica é a disciplina e os passos simultâneos dos dançarinos) e o Círio de Nazaré.

Entrevistadores: Ana Carolina Hamaue Ferreira, Giovana Ozello Fuentes Molinero, Júlia Monteiro Mafra, Lívia Vilela Andrade e Maria Eduarda de Araujo Bazzoti.
4- Existem festas típicas no estado em que você mora? Se sim, quais?
Entrevistadas:
Dafna: Sim, a maior festa do Pará é o Círio de Nazaré. É uma das maiores festas católicas do Brasil. É realizada no mês de outubro, em Belém, e reúne milhares de pessoas.
Graciete: Sim. A Marujada de Bragança e o Círio de Nazaré.

Entrevistadores: Gustavo Uhlig de Souza, Leonardo Miguel Modesto Mazzola, Luiz Henrique Crestani Megale, Miguel do Prado Piccolo, Miguel Biguetti de Araujo e Victor Macedo Pires Costa.
5- Vocês falam gírias? Se sim, quais?
Entrevistadas:
Dafna: Sim. Apesar de não ter nascido no Pará e meus pais não serem paraenses, por causa do trabalho com muitos colegas nativos, utilizamos “ÉGUA DE TI”, “MANA” ou “TE AQUIETA”.
Graciete: Sim, “ÉGUA MANO!”, “ÉGUA MANA!”, “FERRAMENTA” (muito forte), “FIRME!” (Muito bom), “CARA!”