Concurso de Cartografia no ensino de Geografia

Desenho intitulado “Reescrevendo nosso futuro”, da aluna Maria Clara Ferreira Cordeiro, da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio São Vicente de Paulo-Penha, em São Paulo-SP.

Prof. Dr. André Luiz da Conceição (Coordenador de Geografia e Sociologia dos Colégios Vicentinos)

No primeiro semestre de 2021, os estudantes, entre 06 e 15 anos, dos Colégios Vicentinos, tiveram a oportunidade de participar da 2ª edição do Concurso de Desenhos de Cartografia para Crianças e Adolescentes. Esse evento foi inspirado na edição internacional do Prêmio Barbara Petchenik, organizado pela International Cartographic Association, que definiu o seguinte tema para este ano: Um mapa do meu mundo futuro.
Foram elaborados inúmeros desenhos, por alunos do Ensino Fundamental e Médio, mostrando a multiplicidade de visões de futuro. Sendo mais simples ou elaborado, cada desenho traz sua mensagem, seja ela de esperança para um futuro melhor ou de certa preocupação com o futuro do planeta e da humanidade. No desenho a seguir, intitulado “Em tempos submersos”, a estudante Bruna Yumi Shimosaka, da 1ª série do Ensino Médio, do colégio São Vicente de Paulo – Jundiaí, “[…] quis mostrar que com o tempo, se a situação do aquecimento global não mudar, algumas cidades ficarão submersas pelo aumento do nível do mar. A ampulheta representa o passar do tempo”. Observe o desenho a seguir.

relogioareia

Desenho da aluna Bruna Yumi Shimosaka, da 1ª série do Ensino Médio,

do Colégio São Vicente de Paulo, em Jundiaí-SP.

No próximo desenho, intitulado “O futuro do Brasil”, a aluna Raíssa Relo Piva Beraldo, do 6º ano do Ensino Fundamental, do colégio São Vicente de Paulo – Jundiaí “[…] quis transmitir o cenário que o mundo todo está vivendo hoje: os vírus existentes, em espacial o coronavírus, a corrida com a produção das vacinas, o aumento da tecnologia e também mostrar, através das bandeiras LGBTQIA+ e Black Lives Matter, que infelizmente ainda existe e muito a discriminação, preconceito, racismo etc.”. Observe-o.

Desenho da aluna Raíssa Relo Piva Beraldo, do 6º ano do Ensino Fundamental,
do Colégio São Vicente de Paulo, em Jundiaí-SP.

Para Fernanda Mangabeira Fialho, professora do Ensino Fundamental e Médio dos Colégios São Vicente de Paulo-Penha e Santo Antonio de Lisboa, o Concurso de Cartografia contribui em diferentes sentidos para o ensino de Geografia. Primeiramente proporciona a nós professores conhecermos habilidades artísticas dos nossos alunos e assim valorizá-las e estimulá-las em nossas aulas. Outra contribuição, intimamente relacionada com a Cartografia, é o desenvolvimento da habilidade de localização espacial. Saber se orientar espacialmente é um requisito fundamental para a vida e a Geografia.
Até mesmo em alunos mais novos é possível trabalhar, por meio do desenho, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à localização espacial, como mostra a produção artística a seguir, intitulada “Mapa dos sentimentos”, de um estudante do 4º ano do Ensino Fundamental.

Desenho do aluno João Vicente da Silva Neto, da 4ª série do Ensino Fundamental, do Colégio João e Raphaela Passalacqua, em São Paulo-SP.

No desenho anterior, a perspectiva espacial é nítida pela representação do território brasileiro dividido em regiões, as quais mostram a visão de futuro desse aluno pautada em emoções e sentimentos. Nesse sentido, Elisabete Reinaldo C. Batista, Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental (séries iniciais), do Colégio São Vicente de Paulo-Jundiaí, destaca que o estudo cartográfico desenvolve nos alunos a capacidade de ler e interpretar mapas, além de possibilitar a compreensão do espaço geográfico e, consequentemente, o entendimento de muitos aspectos que envolvem a nossa sociedade. Da mesma forma, Denise Martucelli Simbaldi, Orientadora Pedagógica do colégio João e Raphaela Passalacqua, ressalta, como ganho pedagógico aos alunos pela participação no Concurso de Cartografia, o desenvolvimento de conceitos básicos da Cartografia que possui extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a interpretação e a construção de representações cartográficas e para a formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo. Essa perspectiva crítica, por meio do desenho, fica evidente no trabalho a seguir, intitulado “De olho no futuro – Aquecimento Global”.

Desenho do aluno Vinícius Magalhães Simões, da 3ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antonio de Lisboa, em São Paulo-SP.

No desenho anterior, o conteúdo cartográfico está presente na representação do globo terrestre, em processo de derretimento, como consequência do aquecimento global, associado a ação do homem como grande consumidor dos recursos naturais do planeta. Ou seja, essa produção artística, além de expor uma visão crítica sobre o assunto, também apresentou bastante qualidade artística. Nesse sentido, Waleska Praxedes Benessutti, professora do Ensino Fundamental (séries iniciais), do colégio São Vicente de Paulo-Jundiaí, afirma que a amplitude do tema proposto no Concurso, despertou a criatividade e desenvolveu habilidades artísticas, além de incentivar a comunicação dos alunos por meio de desenhos, um dos principais recursos utilizados pelas crianças para transmitir suas ideias e pensamentos.

O Concurso ainda possui algumas etapas a serem contempladas, tais como a seleção dos 100 melhores desenhos para serem enviados ao Concurso Nacional Cartografia para Crianças, organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia. Além disso, esses melhores desenhos irão compor um livro, cujos autores serão os próprios alunos. Com essa iniciativa, espera-se reforçar a importância da cartografia escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais capacitados para a leitura e interpretação de representações cartográficas, além de contribuir para um ensino de Geografia atual, crítico, criativo e contextualizado.